menu
news Voltar

PORTARIA N° 1.246/2010 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

PORTARIA n° 1.246/2010 - O MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições, proíbe todo tipo de discriminação no emprego ou profissão; proíbe, no âmbito do Serviço Público Federal, a exigência de teste para detecção do vírus de imunodeficiência adquirida - HIV, tanto nos exames pré-admissionais quanto nos exames periódicos de saúde; e Considerando que a Resolução nº 1.665 do Conselho Federal de Medicina, de 7 de maio de 2003, veda a realização compulsória de sorologia para o - HIV, resolve:

Art.1º Orientar as empresas e os trabalhadores em relação à testagem relacionada ao vírus da imunodeficiência adquirida - HIV.

Art.2º Não será permitida, de forma direta ou indireta, nos exames médicos por ocasião da admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou outros ligados à relação de emprego, a testagem do trabalhador quanto ao HIV.

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo não obsta que campanhas ou programas de prevenção da saúde estimulem os trabalhadores a conhecer seu estado sorológico quanto ao HIV por meio de orientações e exames comprovadamente voluntários, sem vínculo com a relação de trabalho e sempre resguardada a privacidade quanto ao conhecimento dos resultados.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS ROBERTO LUPI

OBS: Apesar de esta portaria regulamentar somente a situação dos empregados vinculados ao Serviço Publico Federal, recomenda-se que a mesma também seja observada para os demais casos, pois pode haver aplicação análoga aos empregados do setor privado.

RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco 245, 15º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20040-009 - Telefone: 21 2533 1262

PETRÓPOLIS

R. do Imperador, 970, sobreloja 01 - Centro - Petrópolis - RJ
CEP: 25620-001 - Telefone: 24 2246 0065
caioduo